BIBLIOTECA LIVRE??? AMÉM!!!

Dando aquela voltinha virtual básica, passei pelo blog do Marcelino Freire (eraOdito) e lá vi um link para a Biblioteca Livre, um projeto do Jean Scharlau.
Confesso que fiquei deslumbrado com a idéia fantástica de uma Biblioteca Livre. Resumindo a idéia do projeto, funciona assim: o sujeito liberta um livro que gosta muinnnnnto para um amigo ou uma amiga e esse amigo ou essa amiga liberta para outro(a) e assim por diante. E se o sujeito não gosta muito tem que libertar, não se pode prender o livro. Isso é explêndido!!! A gente vê por aí (escolas, faculdades) bibliotecas onde os alunos não podem sequer escolher os livros na prateleira...
A Biblioteca Livre "é muito engraçada", como diria nosso Vinícius de Moraes: não tem parede, não tem chão, não tem teto, não tem nada. O livro é livre. LivroLivre!!! É livro para ser lido. LivroLido!!!
Fiquei tão encantado que já libertei um exemplar de "A Palavra é Mistério", Editora Scipione, 1995, contos de autores consagrados (Machado, Drummond, Rubem Braga, etc.) selecionados por Ricardo Ramos. Fiz o procedimento como manda o figurino da Biblioteca Livre e vamos que vamos!!!
E nesse tempo já recebi a resposta do caro amigo Jean Scharlau, que já me linkou por lá... Êta maravilha, thê!!! rss
Vale a pena conferir. Abraços a todos(as)!!!
***
P.S.: Que prazer libertar um livro!!! E melhor ainda que as pessoas se encantam pela idéia de uma Biblioteca Livre. Fiquei extremamente feliz com a primeira libertação.

5 comentários:

  1. Ótima idéia, Justino! Esta de colocar o endereço da BIBLIOTECA LIVRE nos libertados livros, pois servirá de referência irradiadora da noção de que aquele livro e seus leitores são participantes e constroem um grande projeto. Convém também colocar o endereço-e do libertador, caso possua.
    Achei ótima também esta comparação que fizeste da biliv com a casa do Vinicius. Abração! Jean.

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia esse projeto e já pus em prática... o que eu tinha ouvido falar era deixar o livro em um banco de uma praça ou qualquer lugar público, assim qualquer pessoa poderia ler. É necessário certo desprendimento com o livro, vou te falar...
    A primeira pessoa para quem eu passei o livro foi para a Camila Andrietta, "Perto do coração selvagem" - o livro de estréia da Clarice Lispector, que me fascinou tanto pelo fato dela ter escrito aos 20 anos - pois a abordagem dos assuntos é extremamente madura - quanto pelos nós que ela deixa na nossa cabeça, impossível ler e sair ileso...
    Vamos ver hehe, eu espero um dia o livro voltar para mim mais uma vez.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. fui olhar no blog do seu amigo, o que eu tinha ouvido falar era um projeto europeu. Mas muito legal saber que as pessoas em várias partes do mundo têm as mesmas preocupações e muitas vezes as soluções são parecidas! espero que dê certo a biblioteca livre iniciada por vc!
    bjos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por sua simpática visita ao meu Blog. Parabéns pelo seu, meu desejo é de que possas distribuir, na rede, seus ensinamentos e impressões sobre a vida.

    Obrigadíssima!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A chinit tem um livro liberto, que eu já li e passei para uma amiga. Vou libertar um livro meu, ainda vou escolher qual!

    ResponderExcluir

As Sem Razões do Amor

 Quando se somam os talentos de um grande poeta, um grande músico e um ótimo fotógrafo e produtor, o resultado é este. Tem como não se encan...